Publicado em

[WWDC2015] Novo sistema para Macbook

wwdc_2015_4

Continuando com o post de ontem, foi anunciado também na última segunda no evento WWDC2015 o novo OS X 10.11: El Capitan. Para quem achou este nome meio esquecito ele tem uma explicação, foi uma homenagem a uma montagem do parque Yosemite (na California, EUA). Lembrando que Yosemite também foi o nome do sistema OS X lançado ano passado.

Esta nova atualizaçao não vem com muitas mudanças, tem o foco mais em experiência e performance, significando que cada vez o sistema OS X fica mais parecido com o iOS já que agora ele vai ganhar muitos controles por gestos, ou seja, para apagar uma mensagem agora ficou muito mais fácil basta deslizar os 2 dedos no trackpad. Para desativar uma música que está tocando na aba do Safari com apenas 1 toque será possível, ou então quer abrir o Mission Control?! Basta usar 3 dedos. Quer mais facilidade?! Que tal apagar um email apenas deslizando o dedo para o lado igual ao iPhone!!

gesture

Com relação ao gerenciamento de janelas ficou muito mais rápido e simples, com uma nova interface de controle, segundo Federighi “A organização das janelas lado a lado também ficou mais simples”.

Safari: além de ter ficado mais fácil silenciar o som (como falado a cima) também será possível fixar as abas no navegador facilitando o acesso para quem deixa milhões de abas abertas.

safari

Split view: com esta nova opção se você estiver usando um aplicativo que não ocupe a tela toda é possível abrir outro ao mesmo tempo, ou seja, se estive em modo de tela cheia por abrir múltiplos apps (Como já visto mais ou menos no Windows 10).

space

Spotlight: para quem já adota o Spotlight do OS X Yosemite com El Capitan (meu deus que nome) será possível fazer buscas por lugares com mais riqueza de detalhes, incluindo clima e até mesmo resultados de esportes.

E o melhor de tudo Performance: o novo sistema ficou 1,4 vezes mais desempenho comparado ao anterior.

Capitan_08-720x404

Para os que ficaram doidos para atualizar a nova versão já está disponível, maaaas apenas para desenvolvedores. Para o público estará disponível por meados de Outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *