Publicado em

Novos recursos de acessibilidade no iOS 10, macOS, tvOS e watchOS: Lupa, Controle Dwell, Taptic Time e mais.

A Apple mencionou brevemente algumas melhorias de acessibilidade durante a sua conferência de imprensa esta semana.  Especificamente para o watchOS 3, a Apple está trazendo recurso para cadeirantes. Mas no iOS 10, macOS Sierra, tvOS 10 também estão trazendo novidades interessantes para ajudar os usuários necessitados no quesito controle, visão, audição e deficiências de aprendizagem. Eis aqui o resumo:

13479393_1719335554987401_80099061_n13479986_1719335551654068_1717402822_n

iOS 10 lupa: Há um novo recurso de acessibilidade chamado Magnifier (ou lupa, em português), que permite usar a câmera como uma lupa com uma interface de usuário personalizada. A lupa dá acesso ao flash da câmera, bem como a capacidade de bloquear o foco e prender em um quadro congelado. Você também pode ajustar filtros de cor para aumentar o contraste e facilitar a visualização, isto é o que parece:

13473950_1719335568320733_1806239624_n
Você poderá habilitar em Ajustes>Geral>Acessibilidade>Lupa e em seguida ativá-lo clicando 3 vezes no botão de início.

Switch Control para Apple TV: Macs e iPhones tiveram por muito tempo um recurso chamado Switch Control, onde permite o usuário com mobilidade limitada navegar pelo sistema operacional. A novidade deste ano é o suporte para o recurso no novo sistema operacional das Apple TVs. Como na foto abaixo, o recurso oferecerá duas opções: um cursos para destacar elementos na tela como no iOS ou no macOS, ou opcionalmente, uma versão on-screen da Siri. E os usuários que já utilizam o Switch Control no iOS ou no Mac, poderá configurá-lo facilmente na Apple TV.

tvos-appletv-switch-control-02 tvos-appletv-switch-control1

Dwell Control: Outro novo recurso de acessibilidade da Apple este ano é o Dwell Control, que traz suporte para usuários que tenham mobilidade limitada, permitindo usar controles específicos para determinadas situações, sendo também customizável, permitindo através do emparelhamento de dispositivos de terceiros, atingir o público mais necessitado. É bem parecido com o Switch Control, mas contando com mais recursos.

macos-dwell-control-01

Melhorias de visão: Para ajudar os daltônicos, a Apple este ano expandiu o recurso para iOS, macOS e tvOS os ajustes de cor, incluindo foi adicionado a capacidade de tingir a tela inteira ou uma determinada cor.

ios-10-vision-display-adjustments

watchOS3: Para o relógio fitness da maçã fora adicionado novas otimizações para cadeirantes, a notificação “Hora de ficar em pé” passou para “Hora de rolar”. Foi acrescentado dois treinos específicos e atividades especializadas. Os usuários podem agora verificar a hora rapidamente utilizando o VoiceOver, que usa a tecnologia de Taptic Time para dizer-lhe a hora.

taptic-time-watch-os

Audição: A Apple já suporta emparelhamento com dispositivos TTY para deficientes auditivos, mas agora o iOS 10 suporta o TTY Software (imagem abaixo). Ele não requer nenhum hardware adicional e poderá fazer sem problema nenhum ligações para números não-TTY através da operadora. O app também trabalha com predições no teclado quicktype, o que é ótimo para quem necessita da tecnologia.

hearing-software-tty-ios-10

Aprendendo: Por último, a Apple está trabalhando com melhorias para a seleção de fala, para ajudar usuários com dislexia. E o novo feedback de áudio ajuda na hora da digitação através do VoiceOver, que passa a ler o que está sendo escrito.

learning-typing-feedback-ios-10

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário para a gente! E não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais:

Curta no Facebook!

Siga no Instagram e no Twitter!

Nos assista no YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *