Publicado em

watchOS 3: Novo app de respiração

Durante a apresentação do novo sistema operacional de seus relógios, watchOS 3 na conferência da semana passada da Worldwide Developer Conference (WWDC), a Apple introduziu um novo aplicativo chamado “Respirar”.

A ideia por trás do app é ajudar os proprietários do Apple Watch a diminuir o stress diário, e funciona através da solicitação que este faz aos usuários em tirar um curto tempo do seu dia para focar sua atenção no simples ato de respirar, visando acalmar.

Por padrão, o app oferece uma sessão de uma hora, que guia o usuário através de sete respirações. A duração pode ser estendida para até cinco minutos girando a Coroa Digital do relógio, enquanto a respiração pode ser retardada para quatro respirações por minuto, ou aumento de dez por minuto, isso vai variar da preferência do usuário.

watchos3_breathe-800x533

À medida que a sessão começa, o aplicativo pede ao usuário: “Fique tranquilo, e preste a atenção em sua respiração”. Uma série de círculos concêntricos em seguida começa a expandir e contrair na tela do relógio como um guia visual para o usuário ajustar a velocidade de sua respiração.

O aplicativo também faz uso do feedback tátil do Apple Watch, dando início a um ritmo de batida delicada no pulso que começa rápido e desaparece gradualmente no topo de cada respiração, como uma sugestão para expirar o ar.

O uso do feedback tátil também significa que o usuário pode fechar os olhos enquanto a sessão está funcionando, a intensidade do feedback pode ser ajustado nas configurações do aplicativo.

Quando a sessão chega ao fim, a frequência cardíaca registrada do usuário é mostrado, assim como o número total de minutos que foram gastos usando o aplicativo naquele dia. Uma opção para retomar a sessão e “Respirar novamente”, também aparece na tela.

A configuração padrão do aplicativo é oferecer uma sessão a cada quatro horas, mas estas opções podem ser adiadas e sua freqüência também pode ser alterada nas configurações do aplicativo.

Durante a Keynote, a Apple não citou nenhuma evidência científica (como normalmente faz) que a respiração pode ajudar a diminuir o estresse e aliviar a ansiedade. No entanto, existem muitas pesquisas para apoiar a alegação.

Essa meditação baseada na respiração foi mostrada para reduzir a atividade na rede de modo padrão do cérebro, o aumento de atividade nesta área é conhecida por estar associada com condições tais como a depressão, ansiedade e stress.
Estudos recentes neruológicos também têm demonstrado que a meditação diária altera a plasticidade funcional e estrutural do cérebro, podendo aumentar a espessura cortical em regiões específicas do cérebro associadas com funções baseadas na atenção.

O aplicativo “Respirar” faz parte de watchOS 3, que será lançado como um upgrade gratuito no final do ano para todos os usuários do relógio.

Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixe um comentário para a gente aí embaixo! 😉

Não se esqueça de curtir a nossa página;

Seguir no Instagram e Twitter

Assistir o nosso canal no YouTube

E nos acompanhar no Snapchat: @juniordoiphone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *